A Escola Mizia Bezerra de Farias recebeu a ativista Arísia Barros para o projeto “Florescendo na Diversidade”, reforçando o trabalho de valorização da cultura negra realizado durante todo o ano.

Localizada na zona rural do município de Teotônio Vilela, a Escola Mizia Bezerra de Farias está se firmando como um polo de excelência em educação, apesar de sua estrutura modesta, contando com apenas três salas de aula. A unidade se destaca pelo trabalho pedagógico focado em humanidade e pelo projeto de Educação Antirracista que permeia todas as atividades do calendário letivo.
Nesta terça-feira, dia 18, a escola recebeu a ativista Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, para a ação “Florescendo na Diversidade”. O evento promoveu um importante diálogo sobre preservação da natureza, possibilidades e alternativas para aprofundar a discussão da educação antirracista.
A ativista Arísia Barros descreveu a equipe da Mizia Bezerra como “profissionais gigantes no acolhimento e no interesse pedagógico de oferecer o melhor.” A união da equipe, liderada pela diretora Aline Pinheiro e pela coordenadora pedagógica Jó, foi um ponto de destaque.
“Aqui todas as pessoas, desde as professoras às profissionais da limpeza, todas sentam à mesa, para a discussão do Projeto Mizia Bezerra,” afirma a diretora Aline Pinheiro, ressaltando o senso de comunidade e o entendimento “fantástico” na gestão.
A dedicação ao projeto de educação antirracista é notável, envolvendo todo o alunado, desde os alunos menores, que discutiam a importância de combater o racismo, até os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), com a realização de uma “ciranda ancestral”.
Homenagem e Reconhecimento
Durante o evento, Arísia Barros foi homenageada na Galeria de Personalidades Negras da escola, que destaca figuras importantes e suas contribuições para a cultura negra. A ativista manifestou grande orgulho em ser referência para uma instituição que, “mesmo tendo só 3 salas de aulas, é excelência em educação” e já teve seu trabalho atestado pelo próprio Ministério da Educação.
A Escola Mizia Bezerra de Farias é descrita como um “matriarcado potente” e um exemplo de potência na zona rural, comprovando que a excelência em educação está na dedicação e no interesse real pelo conhecimento.
Por: Thyara Ravelly (@revisoes_ravelly) – com informações de Cada Minuto



