A motivação do atentado ainda não foi revelada oficialmente, mas reportagem do ITNotícias apurou que estaria relacionada a uma confusão envolvendo a esposa do parlamentar.

O vereador Cristiano Lima dos Santos, conhecido como “Cristiano da Van”, de 45 anos, de Petrolândia (Pernambuco), município localizado a 51 km de Delmiro Gouveia, se entregou à polícia e confessou ter tentado matar o mergulhador e empresário Samyr Oliveira na última terça-feira (13), na cidade pernambucana.
O crime ocorreu em plena luz do dia. Samyr estava em uma moto e foi seguido por um atirador, também em motocicleta, desde o seu estabelecimento até o local dos disparos, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar. Antes dos tiros, o vereador teria ido ao balneário do empresário, desligado o disjuntor da energia e tentado matá-lo ainda no estabelecimento. Samyr conseguiu fugir, mas logo foi alcançado.
As polícias Civil e Militar iniciaram as investigações e, após diligências, o vereador “Cristiano da Van” se entregou à polícia e confessou o crime. Também foram realizadas buscas na casa e no escritório do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Petrolândia. Segundo as investigações, a moto usada pelo atirador pertence a um familiar do presidente da Casa Legislativa; segundo fontes da polícia pernambucana, esse familiar não foi incluído no inquérito.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do ITNotícias.com.br, a motivação do crime estaria relacionada a brincadeiras de mau gosto envolvendo a esposa do vereador. Fontes locais afirmam que o empresário teria enviado um áudio em um grupo de mensagens citando o casal e classificando o parlamentar como “corno”. Dias antes da tentativa de homicídio houve uma confusão entre eles, na qual Samyr chegou a ser agredido; a briga se estendeu até culminar no atentado a tiros.
A polícia segue investigando o caso. O empresário permanece internado em um hospital de Serra Talhada, onde seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
O irmão do empresário, o ex-vereador Said Sousa, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (15) pedindo a instalação de uma comissão de ética na Câmara Municipal para apurar o envolvimento do vereador Cristiano da Van.



