Presidente da AMA participa de cerimônia histórica do programa CNH do Brasil.

O prefeito Marcelo Beltrão, presidente da AMA, representou os municípios de Alagoas na solenidade de lançamento do programa CNH do Brasil, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes Renan Filho.
A presença de Marcelo Beltrão simboliza o apoio do municipalismo à nova política nacional de habilitação.
O programa CNH do Brasil representa uma reformulação ampla do processo de obtenção da carteira de habilitação no país, com o objetivo de torná-lo mais acessível, barata e flexível.
Para o presidente da AMA, a dimensão social é a verdadeira democratização do acesso a um dos documentos mais importantes para o trabalhador ao permitir que pessoas de baixa renda ou em regiões remotas possam obter a CNH com menos barreiras.
“É um momento histórico e importante. Nós sabemos o quanto a iniciativa do ministro Renan Filho, vai transformar a vida de muita gente em nossas cidades, finalizou Beltrão.
“Essa iniciativa vai melhorar a segurança do trânsito, porque vai formalizar. No Brasil, quando a gente checa um CPF de quem tem uma moto e depois olha se esse CPF tem CNH, 54% não tem. Isso demonstra que o modelo estava falido. As pessoas mais pobres não tinham mais condição de ter uma carteira nacional de habilitação”, disse o ministro dos Transportes.
A CNH do Brasil prevê formação gratuita on-line, possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou nas autoescolas. Os exames, prático e teórico, seguem sendo obrigatórios, o que garante que as etapas de aprendizagem sejam cumpridas. O acesso à formação garante um trânsito mais seguro, com motoristas preparados circulando pelas ruas.
O modelo aproxima o Brasil de práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Argentina.



