Profissionais atuarão como ponte entre as escolas e a secretaria de educação durante dois anos.

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, empossaram, nesta segunda-feira (12), os novos gerentes especiais de educação para o biênio 2026-2027. A solenidade aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e marca o encerramento de um criterioso processo seletivo público.
“Hoje, empossamos os novos gerentes, líderes que chegam por mérito e capacidade técnica comprovada após uma seleção rigorosa. Esses profissionais são peças-chave para fortalecer nossa gestão e garantir que a educação continue transformando vidas e impulsionando a economia do nosso estado”, destacou o governador Paulo Dantas.
Os novos gerentes especiais de educação atuarão como ponte entre as unidades escolares e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sendo responsáveis por assegurar a qualidade do ensino, promover a formação continuada de professores e gestores, e desenvolver ações focadas na melhoria do desempenho escolar (Ideb) em todo o território estadual.
Seleção e meritocracia
Os novos gerentes passaram por um rigoroso processo seletivo que priorizou a qualificação técnica e a viabilidade de planos de gestão. Concluída em dezembro, a seleção consistiu em cinco etapas complexas, incluindo análise de currículo, apresentação de estudo de caso, entrega de plano de gestão e entrevistas com banca examinadora.
Desde 2015, o Estado substituiu as indicações políticas por critérios de meritocracia, sendo esta a 6ª edição de gerentes empossados por esse modelo. A secretária Roseane Vasconcelos, que já ocupou o cargo anteriormente, ressaltou a importância dessas unidades para a descentralização administrativa.
“As gerências regionais têm um papel de ‘descentralizar os serviços da educação’. Elas garantem, por exemplo, que o servidor não precise se deslocar até a sede, em Maceió, para resolver demandas. Entre as competências das gerências, destacam-se os processos de lotação, solicitação de documentação funcional e entrada em processos de aposentadoria”, explicou Roseane.
Com os novos gestores, o Governo de Alagoas busca fortalecer o regime de colaboração com os municípios e garantir a implementação eficiente de políticas educacionais, como o combate à evasão escolar e ao analfabetismo.
Os gerentes empossados já possuem experiência na gestão escolar, mas assumem agora uma responsabilidade ampliada. “Fui gestora de uma unidade de ensino em tempo integral por oito anos, o que me permite levar esse aprendizado para um campo maior. A 7ª Gerência Regional é muito próxima das escolas. É um trabalho de excelência construído por uma equipe qualificada, o que me traz confiança para dar continuidade às ações”, explicou Cléo Bastos, nova gerente da 7ª GEE, sediada em União dos Palmares.
Ao assinar o termo de posse, os gerentes já receberam a primeira missão: organizar o início do ano letivo de 2026. “Começo o mandato com foco imediato na organização das matrículas e na lotação dos servidores. Após essa etapa, iniciaremos as aulas prontos para enfrentar os demais desafios”, concluiu Cléo.
Homenagem e reconhecimento
A solenidade também prestou reconhecimento aos gerentes que deixaram os cargos. Ana Claudia, que geriu a 1ª GEE, abrangendo mais de 50 escolas em Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira, recebeu um certificado pelo trabalho realizado.
“O papel do gerente regional é fundamental: somos o elo estratégico entre a Seduc e as escolas. Nossa função vai muito além de repassar orientações; coordenamos e apoiamos as equipes de inspeção, o pedagógico e setores específicos, como a nutrição escolar. Receber o reconhecimento por esse trabalho é gratificante”, afirmou Ana.
Já o antigo gerente da 7ª GEE, George de Sena, pontuou as conquistas de sua gestão. “Assumir a 7ª Gerência Regional foi uma honra imensa. Focamos incansavelmente na melhoria dos indicadores e, hoje, nossa regional é destaque no estado em termos de resultados e proficiência na prova Saeb. Não tenho dúvidas de que o trabalho terá continuidade”, ressaltou.
Confira a lista completa dos novos gerentes:
1ª GEE (Maceió): Márcia Telma dos Santos Malafaia
2ª GEE (São Miguel dos Campos): Elyda Cristina Oliveira dos Santos
3ª GEE (Palmeira dos Índios): Lívia Cledja da Silva Correia
4ª GEE (Viçosa): Adriana Fonseca Henrique Lira
5ª GEE (Arapiraca): Wanessa Padilha Barbosa Nunes
6ª GEE (Santana do Ipanema): Paulo Henrique Firmino da Silva
7ª GEE (União dos Palmares): Cleonice Maria Bastos Pereira
8ª GEE (Pão de Açúcar): Joatan Pereira da Silva
9ª GEE (Penedo): Maria Cristina do Nascimento Boia Araújo
10ª GEE (Porto Calvo): Jackson Jonathas Campos da Silva
11ª GEE (Piranhas): Bergson Bezerra do Nascimento
12ª GEE (Rio Largo): Djanete Ferreira da Silva
13ª GEE (Maceió): (aguardando nomeação)
Fonte: Agência Alagoas.



