quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

COPES Caatinga apreende metralhadoras .40, silenciadores e drogas em Santana do Ipanema

Ação ocorreu durante bloqueio na BR-316 com o auxílio de cão farejador; armamento e entorpecentes estavam escondidos dentro de uma caixa de som em ônibus de turismo.

A Polícia Militar de Alagoas, por meio da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES Caatinga), realizou uma importante apreensão de armamento pesado e drogas na rodovia BR-316, em Santana do Ipanema. Durante um patrulhamento ostensivo com ponto de bloqueio nas proximidades do povoado Areia Branca, os agentes interceptaram um ônibus de passageiros da empresa HJ Turismo que vinha da cidade de Andradas (MG).

A descoberta do material ilícito foi possível graças à atuação estratégica de um cão policial. Durante a revista técnica nas bagagens que estavam no maleiro do veículo, o animal sinalizou positivamente para uma caixa de som montada. Ao abrirem o equipamento, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal: três metralhadoras calibre .40, acompanhadas de três silenciadores, seis carregadores e munições intactas, além de quase dois quilos de substâncias entorpecentes, entre maconha e haxixe.

Ao serem questionados sobre a procedência da carga, os funcionários da empresa explicaram que o material pertencia a um passageiro de outro ônibus da mesma frota, que havia apresentado defeito mecânico na cidade de Barrocão (MG). Devido ao problema, as bagagens foram redistribuídas entre outros veículos para seguir viagem. Como o proprietário da caixa de som não estava presente no ônibus revistado no momento da abordagem, sua identificação imediata foi impossibilitada.

Balanço da Apreensão

Todo o material foi encaminhado para a delegacia regional para os procedimentos cabíveis. A lista de itens apreendidos inclui:

  • Armamento: 03 metralhadoras .40, 06 carregadores, 03 munições intactas e 03 silenciadores.
  • Equipamentos: 02 máquinas de aço.
  • Entorpecentes: 994 gramas de maconha e 986 gramas de haxixe.

A operação reafirma o compromisso da COPES Caatinga na defesa do povo sertanejo, intensificando o combate ao tráfico de armas e drogas nas rotas que cortam o interior alagoano.

Rolar para cima