sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Desabamento de marquise deixa três mortos e oito feridos em Salvador

O acidente ocorreu por volta das 22h30, em um imóvel localizado na Rua União, no bairro da Mata Escura.

images

O desabamento de uma marquise deixou 11 vítimas, na noite desse sábado (8), em Salvador. Segundo a Codesal (Defesa Civil), a estrutura que cedeu fazia parte de uma construção irregular. O acidente ocorreu por volta das 22h30, em um imóvel localizado na Rua União, no bairro da Mata Escura.

Três pessoas morreram no acidente — duas ainda no local e uma a caminho do hospital. O padre Carlos Augusto da Cruz Silva, de 45 anos, está entre as vítimas fatais. O religioso estava na casa de familiares quando parte da marquise desabou. Entre os oito feridos, um está em estado grave.

Um ministra extraordinária da paróquia do bairro, Darcy Anunciação, de 68 anos está entre as mortes. Além dela, Arilma Maria Santos, esposa do diácono Joelson Santana, também teve o óbito confirmado.

Em nota, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia manifestou “profundo pesar” pela morte do sacerdote, destacando seu “testemunho de dedicação e amor à Igreja”, especialmente no trabalho com os mais pobres e na pastoral da caridade. A instituição também se solidarizou com familiares e fiéis, pedindo orações “pelos atingidos por este trágico acontecimento”.

O evento de Primeira Eucaristia de crianças da paróquia, em uma comunidade, acontecia no momento do acidente — inclusive a sobrinha do padre. Em seguida, a família seguiu para a casa da irmã do padre, onde mora esta sobrinha para celebração do sacramento.

Padre Augusto atuava como Vigário Episcopal para o Serviço da Caridade e era pároco da Paróquia Santos Cosme e Damião, no bairro da Liberdade.

Equipes do Corpo de Bombeiros, DPT (Departamento de Polícia Técnica), Polícia Militar e Samu foram acionadas para ocorrência na área que ficou isolada para o resgate e atendimento das vítimas.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acompanhou a ocorrência e informou que, neste domingo (9), a Sedur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) vai iniciar os trabalhos de demolição das partes da estrutura que ainda oferecem risco para garantir a segurança de moradores e equipes no entorno.

Pelas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou o ocorrido. “Neste momento de dor, peço a Deus que conforte as famílias que perderam seus entes queridos. Seguirei acompanhando de perto, colocando o nosso governo à disposição para garantir cuidado e assistência a todos os atingidos”, afirmou.

Fonte: CNN Brasil

Rolar para cima