Ação visa garantir a cidadania e o acesso a direitos básicos; serviços ocorrerão de 13 a 17 de abril, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Entre os dias 13 e 17 de abril, a população terá uma oportunidade fundamental para regularizar sua situação documental. Durante a Semana Nacional do “Registre-se”, diversos serviços do Registro Civil serão ofertados de maneira totalmente gratuita, facilitando o acesso a documentos essenciais que servem como porta de entrada para a cidadania e políticas públicas.
A iniciativa focará, prioritariamente, no atendimento à população hipossuficiente. Durante o período da campanha, será possível solicitar a 2ª via de certidões de nascimento e casamento de todo o Brasil, além da emissão gratuita de certidões do acervo local para aqueles que comprovarem necessidade.
Emissão de Identidades
Um dos pontos altos da programação deste ano é a oferta das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Para este serviço, a organização estabeleceu um limite de 20 vagas diárias, sendo o atendimento realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.
Para garantir a emissão do novo documento, o cidadão deve comparecer ao local de atendimento portando os seguintes documentos obrigatórios:
- Certidão de Nascimento ou Casamento (original ou cópia autenticada);
- Documentação antiga que possua (como o RG anterior, se houver);
- Comprovante de residência atualizado.
A Semana do “Registre-se” é uma mobilização nacional voltada a combater o sub-registro e garantir que todos os brasileiros possuam documentos de identificação, assegurando o exercício pleno da cidadania. A recomendação aos interessados é que busquem o atendimento logo no início do período, respeitando o limite diário de vagas para a emissão de identidades.
Por: Assessoria de Comunicação



